Proteção Veicular: O que saber antes de blindar o seu carro.

O índice de criminalidade no Brasil é um dos maiores do mundo, e segundo a ONU, foi o país com mais homicídios em 2021. Esse número não foi drasticamente alterado, pois em 2023 ele continua no resultado das pesquisas sobre os países mais violentos do mundo. Além disso, o Brasil possui um dos maiores índices de roubo de veículos, sendo o Rio de Janeiro o estado mais prejudicado segundo pesquisas. Devido a essa situação de vulnerabilidade, métodos para aumentar a segurança da população estão constantemente sendo usados, e um dos principais meios para proteção em caso de assalto a mão armada é blindar o veículo.

Em 2023, o Brasil teve um recorde de 30 mil carros blindados, com um salto de 13% em comparação com o ano anterior. Entretanto, adquirir um veículo blindado de fábrica é custoso, e por isso muitas pessoas investem em carros populares para posteriormente sujeitá-los ao processo de blindagem.

Porém, realizar a blindagem do carro não é algo simples, existem alguns pré-requisitos que o condutor ou dono do veículo precisa saber antes de aplicar a técnica ao seu carro.

 

O que você precisa saber antes de blindar seu carro:

  1. Custo:

    • A blindagem de nível III-A, a mais procurada, custa em média R$ 60.000,00;
    • Empresas que cobram menos que isso podem estar operando de forma irregular;
    • O preço varia de acordo com o tamanho, modelo do carro e nível de blindagem desejado;
    • O Toyota Corolla, por exemplo, um dos carros mais blindados do Brasil, custa entre R$ 60.000,00 e R$ 70.000,00 para blindar, encaixando-se no custo médio juntamente com os demais carros sedãs médios. Todos os tipos de carro podem ser submetidos ao processo, mas o ideal é verificar a suspensão do veículo para ter certeza de que o material aplicado não causará interferência no desempenho da máquina, pois ela ficará mais pesada.
  1. Níveis de blindagem:

    • Nível I: Protege contra pedras, ferros e armas de baixo calibre (22 a 38);
    • Nível II-A: Protege contra o nível I, além de Magnum 44 e Uzi;
    • Nível III-A: Protege contra os níveis anteriores, além de AR-15, AK-47, FAL e M16.
  1. Impacto no veículo:

    • Blindar o veículo, ocasiona o aumento de peso, o que pode afetar a suspensão, desempenho e consumo de combustível;
    • É importante verificar se o seu carro tem estrutura reforçada para suportar o peso da blindagem;
    • Manutenção periódica se torna mais frequente e os custos de reparo em caso de acidente podem ser até 20% maiores, além da dificuldade de encontrar uma proteção veicular.
  1. Legislação:

    • A blindagem de carros no Brasil é controlada pelo Exército Brasileiro;
    • É necessário apresentar diversos documentos para iniciar o processo, como CRLV, comprovante de residência, identidade ou CNH;
    • Após a blindagem, o proprietário precisa solicitar o CR Blindagem, documento que permite a circulação do veículo blindado.

Outras informações:

  • O motorista interessado em reforçar seu veículo terá de procurar uma blindadora licenciada para dar entrada na autorização junto às forças armadas e ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran);

Após a aprovação dos órgãos, o veículo será encaminhado para o início da aplicação dos reforços estruturais.

    1. A primeira etapa é a desmontagem, em que partes da carroceria e do interior, como vidros, forros, painéis e bancos, serão removidas. Em seguida, com o veículo ‘depenado’, inicia-se a aplicação da manta de aramida em toda a estrutura da lataria. Trata-se de uma fibra sintética de alta resistência, capaz de proteger contra cortes e perfurações. Em regiões frágeis, como maçanetas e fechaduras, a blindadora poderá utilizar aço balístico.
    2. A etapa seguinte consiste na instalação dos vidros. No caso da blindagem III-A, a mais comum do país, o para-brisa e as janelas podem ter até 20 mm de espessura e aguentar tiros de submetralhadoras. O mesmo procedimento funciona para os teto-solares, sejam eles individuais ou panorâmicos — mas isso acabará elevando o custo total com materiais e mão de obra.
  • Por fim, o veículo será remontado e passará por diversas inspeções, tanto de acabamento quanto de funilaria. As linhas da carroceria estão alinhadas? O revestimento da porta faz barulho? Os forros estão bem instalados? Os testes de infiltração foram conclusivos? Nesta etapa, a equipe da blindadora vai passar um ‘pente fino’ para garantir que tudo está em ordem;

O carro blindado será devidamente limpo e higienizado, e ainda passará por outra inspeção visual externa antes de ser entregue ao cliente. Um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) terá de ser emitido, uma vez que a blindagem deve constar no documento.

  • O processo de blindagem leva em média de 30 a 45 dias;
  • É importante escolher uma empresa blindadora credenciada pelo Exército Brasileiro para garantir a qualidade do serviço e a segurança do seu veículo;
  • Tire todas as suas dúvidas com a empresa blindadora antes de iniciar o processo.

Proteção adicional:

  • A Álamo oferece proteção adicional para blindagem de carros, o benefício concede a substituição, reparo ou ressarcimento da blindagem;
  • O benefício adicional para veículos blindados concede cobertura para a blindagem do veículo nos casos de eventos cobertos pelo Sistema de Proteção Veicular da Álamo, e pode ser incluído pelo associado a qualquer momento.

A Álamo já realizava a proteção para carros blindados e agora tornou-se pioneira em proteção para a blindagem do carro.

E você, vai blindar seu carro?

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